Tabaco é PLANTA mas tem uma substância que vicia. É a NICOTINA, que causa a dependência no cigarro, no narguilé,na cigarrilha, no charuto,no cachimbo, no rapé e no fumo de rolo. TABACO é causa de “ 428 mortes por dia no Brasil por câncer, infarto, derrame cerebral, doença pulmonar obstrutiva e tabagismo passivo“, adverte o Instituto Nacional de Câncer.

Pesquisas do Inca concluem: “O consumo do tabaco gera enormes gastos para as nações tanto pelos custos elevados de atenção à saúde “como pela perda de produtividade no trabalho e vem sendo cada vez mais reconhecido como um fator agravante de pobreza, da fome, da desnutrição e, portanto, um entrave ao desenvolvimento sustentável de um país.”

Também a psiquiatra NORA VOLKOW, diretora do maior centro de pesquisas sobre drogas nos Estados Unidos, o National Institute on Drug Abuse, adverte: A nicotina ensina o cérebro a repetir o uso, motivo de facilitar o uso de outras drogas .

Estudos do National Institute on Drug Abuse explicam: “Quando a fumaça entra nos pulmões, a nicotina é absorvida rapidamente no sangue e liberada rapidamente para o cérebro, de modo que os níveis de nicotina atingem seu pico em 10 segundos após a inalação. Os efeitos da nicotina se dissipam rapidamente, junto com os sentimentos associados de recompensa. Este ciclo rápido faz com que o fumante continue fumando.”

O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa:

-até 90% de todos os cânceres de pulmão

derrame cerebral

-infarto

leucemia mielóide aguda

-câncer de bexiga

-câncer de pâncreas

-câncer de fígado

-câncer do colo do útero

-câncer de esôfago

-câncer nos rins

-câncer de laringe (cordas vocais)

-câncer na boca

câncer de faringe (pescoço)

-câncer de estômago.

O Instituto Nacional de Câncer alerta também: produtos de tabaco que não produzem fumaça também são responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como muitas patologias buco-dentais”.

No Brasil, o tabagismo é considerado doença pediátrica, pois 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *